-
Qualidade do ar
Lançamos mão de equipamentos com filtros de mangas para que a emissão de material particulado durante as operações de fornos, britagem de produtos e descarga de carvão vegetal seja retida, evitando assim impactos ao meio ambiente. A LIASA ainda mantém duas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar em locais estratégicos da cidade de Pirapora (MG), que fornecem dados em tempo real sobre a qualidade do ar na cidade.
-
Água e efluentes
Investimos em recirculação e reutilização de água e efluentes líquidos industriais. Com isso, evitamos o lançamento de efluentes em rios, córregos e lagos. Também mantemos o Programa de Redução do Consumo de Recursos Hídricos (PRCRH), visando promover o uso eficiente da água na empresa, o que reduz o desperdício e destaca as melhorias implementadas durante os anos.
-
Gestão de resíduos, rejeitos e economia circular
Por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), buscamos reduzir a geração de resíduos desde a origem, efetuando a segregação adequada, minimizando riscos ambientais e garantindo o correto manuseio e disposição final. Também investimos na conscientização dos colaboradores mediante treinamentos e ações práticas, como a Coleta Seletiva, em que separamos e doamos resíduos para as Associações de Catadores em Pirapora, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local. Além disso, comercializamos diversos tipos de resíduos que poderão ser reutilizados ou aplicados na fabricação de outros produtos ou subprodutos.
-
Energia elétrica
Com o objetivo de melhorar a eficiência energética e contribuir para a diminuição no consumo, executamos o Programa de Redução do Consumo de Energia (PRCE). Esse programa possibilita o investimento de valores socioambientais no dia a dia da empresa, possibilitando mudanças de comportamento dos colaboradores e permitindo que nos tornemos referência em boas práticas ambientais considerando o consumo consciente de energia elétrica e, consequentemente, a conservação dos recursos naturais.
-
Manejo florestal
A LIASA adota práticas responsáveis no manejo florestal e na preservação de áreas protegidas no Cerrado e na Mata Atlântica, conforme ações descritas nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e nos Planos de Controle Ambiental (PCA). Tais ações visam evitar impactos ambientais decorrentes das atividades de silvicultura, produção de biorredutor e mineração, que têm sua eficiência comprovada pelos resultados dos monitoramentos de fauna, flora, recursos hídricos e efluentes.
-
Programa De Educação Ambiental (PEA)
Assim como preservar o meio ambiente, estamos comprometidos com o desenvolvimento da comunidade local e nos empenhamos a fim de atingir tal propósito. Para cumprir esse objetivo, criamos o Programa de Educação Ambiental (PEA), que conscientiza nossos colaboradores e as comunidades vizinhas sobre a importância do cuidado genuíno que devemos ter com o meio ambiente no qual vivemos.
-
Carbono
Tratamos as emissões de CO² conforme os padrões mais rigorosos. Como pioneiros na produção de silício verde, que captura mais gás carbônico (CO²) do que emite, somos a primeira empresa do setor a relatar nosso inventário no Programa Brasileiro GHG Protocol, conquistando o Selo Prata em 2022. O controle de emissões é um pilar fundamental em nossa estratégia de ESG, com compromissos, objetivos, metas e KPIs específicos.
-
Energia renovável
Por meio de nossa participação em três complexos de energia solar, estamos nos aproximando da autossuficiência, tendo quase 100% de nossa energia elétrica proveniente de fonte solar. Isso fortalece nossa estratégia de “carbono zero”. Afora isso, ao utilizarmos energia solar na produção de silício, fechamos um ciclo importante desse minério, considerado matéria-prima para a fabricação de painéis fotovoltaicos.