Em 2022, como resultado do investimento em processos eficientes e modernos, a LIASA inaugurou, com protagonismo no setor de metalurgia, o conceito de fabricação do "silício verde", que, em outras palavras, é um verdadeiro selo de sustentabilidade.
O silício verde contém todas as características físico-químicas e a qualidade do silício metálico já produzido pela empresa; entretanto, ele passa por novo rigoroso processo de ESG, que garante uma produção consciente e responsável, assim como menor impacto ambiental.
Entre os padrões ecologicamente corretos da produção do silício verde, estão, por exemplo, a pegada de carbono negativa, que consiste em emissões de CO² inferiores às remoções e estoques; a utilização de carvão vegetal de origem sustentável no processo de transformação do quartzo leitoso em silício metálico e ferro silício; a utilização de energia proveniente de fontes renováveis. Esses critérios refletem também na produção dos subprodutos.
No nosso caso, tudo isso é verificado pelos melhores padrões de controle e qualidade, inclusive internacionais, tais como as normas ISO, Ecovadis, GHG Protocol, GRI.